23 Março 2018
Têxteis técnicos

T

Têxtil é fundamental para tendão de Aquiles artificial

“Novel artificial Achilles tendon based on textiles structures” é o tema do doutoramento em engenharia biomédica que Diana Raquel dos Santos Morais defendeu na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Maria Ascensão Silva Lopes (professora auxiliar do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP) foi a orientadora da tese avaliada por um júri presidido por Fernando Monteiro, professor catedrático da FEUP.

O tendão de Aquiles artificial com base em estruturas têxteis recorre à tecnologia de entrançamento (para fazer cordas ou cordões de calçado), neste caso mimetizando a estrutura biológica do tendão com base em fibras têxteis.

As fibras incorporam materiais biocompatíveis com os tecidos orgânicos, um processo que tem por base estruturas e tecnologias têxteis desenvolvidas na Universidade do Minho com recurso à incorporação de ácido polilático. As mesmas que já são utilizadas nos têxteis biodegradáveis que são fabricados para reduzir os impactos ambientais.

Depois da validação científica, o tendão de Aquiles artificial com base em estruturas têxteis passa agora à chamada fase de ensaio em vivos, ou seja vai ser submetido a testes em animais.

Partilhar