01 abril 19
Sustentabilidade

T

Têxtil António Falcão investiu 800 mil euros em parque fotovoltaico

A Têxtil António Falcão investiu cerca de 800 mil euros na instalação de um parque fotovoltaico, com o qual “conseguiu um forte corte na fatura da eletricidade, que continua a ser uma grande fonte de despesa”, referiu ao T Jornal António Falcão (na foto), administrador do grupo.

A empresa sedeada em Barcelos procedeu a um primeiro investimento de 400 mil euros, para agora, face aos resultados alcançados, ter optado por instalar uma nova linha de painéis, o que fez duplicar o investimento.

Como referiu António Falcão, “as áreas da sustentabilidade são centrais para o grupo”, que investiu na reconversão de algumas máquinas para poderem passar a usar fios reciclados – provenientes da utilização de plásticos retirados das águas do mar.

A estratégia motivou mesmo a criação de uma marca própria, a Ecofiber’s, que tem tido grande aceitação no mercado. “Os fios oriundos de material reciclado são cada vez mais procurados pelo mercado, e a Têxtil António Falcão não podia deixar de dar resposta”, disse o administrador do grupo.

O grupo assume como vetores estratégicos de negócio reforçar a estratégia de internacionalização de bens transacionáveis, quer pela consolidação, quer pelo alargamento de mercados, e pela subida na cadeia de valor nos produtos e serviços que oferece ao mercado, através da incorporação de fatores críticos de competitividade, nomeadamente pela inovação no design, no marketing e na distribuição.

A Têxtil António Falcão registou em 2018 um volume de negócios próximo dos 13 milhões de euros, mas prevê para este ano atingir valores da ordem dos 15 milhões. Criado originalmente em 1957, o grupo tem entre 180 a 200 trabalhadores e aproximadamente 60% da faturação é proveniente do exterior.

Espanha, França, Alemanha, Áustria, Grécia, Lituânia, Itália, Bélgica, Holanda, Suécia, Irlanda, Roménia e Sri Lanka são algumas das geografias que estão sob o radar das vendas do grupo.

Partilhar