18 Abril 19
Inovação

António Moreira Gonçalves

Têxteis Penedo declara fim às úlceras de pressão

A Têxteis Penedo, través do projecto Active Rest, está a criar um inovador resguardo de colchão, capaz de monitorizar e responder às úlceras de pressão, ou escaras, um problema comum entre pessoas acamadas ou em cadeira de rodas. É a prova de que os têxteis-lar podem ter um papel determinante também em importantes questões de saúde.

“Este é um produto muito ambicioso, porque as soluções atuais não são capazes de medir e dar uma resposta imediata. O que estamos a desenvolver tem as duas funções” explica Sandra Ventura, directora de Inovação da Têxteis Penedo, que apresentou os primeiros desenvolvimentos do projecto no iTechStyle Summit 19. Para além da Penedo, o Active Rest junta também  CITEVE, CeNTI,  IPCA e  uma empresa de cuidados domiciliários, a Confortkeeper.

As úlceras de pressão são feridas que surgem em pessoas imobilizadas, tipicamente em zonas do corpo onde os ossos são mais proeminentes, como nos ombros, ancas ou tornozelos. Quando estas lesões aparecem, a solução mais usual é mudar constantemente de posição, por vezes mesmo de hora em hora.

Com a nova tecnologia da Têxteis Penedo, a situação pode vir a tornar-se um pouco mais simples. “O que estamos a desenvolver é capaz de monitorizar o surgimento destas úlceras, porque através de sensores vai medindo os valores de humidade, temperatura e pressão do corpo, e ajusta-se às necessidades da pessoa”.

Com base nos valores obtidos, o resguardo de colchão – ou de assento, no caso das cadeiras de rodas – vai alterando as zonas de pressão, de forma a criar um alívio imediato e de evitar o surgimento das lesões.

Neste momento o produto está em fase de testes. “Primeiro estamos a testar com pessoas saudáveis, e depois vamos passar para casos reais”, explica a directora de inovação da Têxteis Penedo, que conta ter o projecto concluído no prazo de 6 meses.

Partilhar