15 abril 19
Exportações

T

Têxteis na plataforma Portugal Exporta, da AICEP

O setor têxtil  será o próximo a ser agregado à nova plataforma digital Portugal Exporta, que a AICEP lançou hoje em Aveiro e que é inaugurada pelo setor do calçado. A plataforma, que recorre a inteligência artificial para ajudar as empresas exportadoras , surge da recolha de grande volume de dados para fazer junção entre empresas e oportunidades de negócio fora das fronteiras.

O presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, disse, na apresentação, que esta plataforma, assim como outras iniciativas da agência, “concorrem para se poder aumentar as exportações”, de modo a atingir o objetivo inscrito no plano estratégico da AICEP de as exportações representarem 50% do Produto Interno Bruto (PIB). A sessão contou também com a intervenção os secretários de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias (foto), e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, estando ainda prevista a intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no encerramento do evento, que decorria ainda à hora do fecho desta Newsletter.

Para já, o portal avança com a Solução Internacionalização, pela qual cada empresa entra na sua área privada e há informações sobre oportunidades de negócios, mercados sugeridos, ações comerciais em que pode participar e respetivos contactos (por exemplo, feiras de negócios), notícias e legislação sobre o setor. Segundo a AICEP, isto é feito avaliando a maturidade da empresa, a informação financeira, o nível de internacionalização e o produto que tem.

A AICEP espera que a solução disponibilize mais serviços nos próximos meses, como o e-commerce e o ‘business match making’ – que permitirá o encontro de empresas para avaliarem oportunidades de negócio em conjunto.

No plano estratégico 2017-2020, a AICEP inscreveu um milhão de euros para modernização tecnológica, mas uma vez que beneficiou do sistema de incentivos do Sistema de Apoio à Modernização da Administração Pública (SAMA), o valor de investimento foi revisto para três milhões de euros.

 

Partilhar