10 Julho 2019
INE

T

Têxteis e vestuário animam exportações do sector

Com um crescimento de 3,7% registado no mês de Maio, os segmentos de têxteis e do vestuário mantêm as exportações da ITV em números crescentes. Este é o melhor resultado em termos homólogos registado nestes segmentos da indústria têxtil desde o início do ano, enquanto o saldo da balança comercial para o sector foi de 409 milhões de euros com uma taxa de cobertura de 122%

Segundo os dados hoje divulgados pelo INE e tratados pela ATP, nos primeiros 5 meses do ano, Portugal exportou 2.270 milhões de euros, com um crescimento a rondar 1% face ao mesmo período de 2018. As exportações de matérias têxteis cresceram 2,3%, enquanto as de vestuário evoluíram 0,8%, e as exportações de têxteis lar e outros produtos têxteis confecionados caíram 1,7%, em termos homólogos.

Em nota subscrita pelo presidente Paulo Melo, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal destaca ainda, dentro das matérias têxteis, “o aumento das exportações de pastas, feltros e artigos de cordoaria (mais 14,7 milhões de euros, ou seja, +13%) e para as fibras sintéticas ou artificias descontínuas (acréscimo de 6,6 milhões de euros, correspondendo a +5,6%)”.

Inversamente, refere ainda a nora da ATP, “as exportações de matérias primas em algodão, incluindo fios e tecidos, diminuíram 7,6 milhões de euros, ou seja, -10% e as matérias primas de lã, incluindo fios e tecidos também diminuíram 4,2 milhões de euros, ou seja, -13%”. Até ao final de Maio, as exportações de vestuário em tecido aumentaram 18,9 milhões de euros (+4,7%), enquanto as de vestuário de malha diminuíram 8,2 milhões de euros (-0,9%).Já quanto aos habituais dados relativos à evolução por destinos xe exportação, a ATP informa que “devido a questões técnicas o INE” os dados não tinham ainda sido disponibilizados, informação que será partilhada “logo que possível “.

 

exportações julho 19

Partilhar