15 Abril 2019
Indústria

T

Têxteis de Famalicão beneficiam de apoios para a inovação

A câmara de Famalicão vai disponibilizar ajuda privilegiada e gratuita às empresas têxteis do concelho na elaboração de candidaturas a programas de I&D (Investigação e Desenvolvimento). Os chamados Vouchers de Inovação resultam de um protocolo ente o CITEVE e o município, que financia os processos de candidatura.

A medida, que foi tornada pública pelo Vereador da Economia e Inovação, Augusto Lima, é explicada em nota da autarquia. “Resulta de uma parceria estabelecida entre o Município de Vila Nova de Famalicão e o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, entidade promotora de projetos, desenvolvimento e elaboração de candidaturas a programas de investigação e desenvolvimento”.

Na prática, esclarece ainda a nota, “os vouchers inovação serão financiados pelo município no âmbito da sua política de incremento e incentivo ao surgimento e desenvolvimento de projetos inovadores do concelho e serão traduzidos em apoio de qualidade pela competência dos serviços do CITEVE”, entidade que o vereador Augusto Lima classifica como “um parceiro de excelência para ajudar as empresas a chegarem a outros patamares de desenvolvimento e, na sequência, a fazer chegar a marca Famalicão Cidade Têxtil cada vez mais longe”.

A nota recorda ainda que, “para além dos vouchers da inovação agora anunciados, a Câmara Municipal já tem instituídos os vouchers internacionalização que ajudam as empresas de Famalicão a alargarem a sua base exportadora e a diversificar mercados”. Neste caso, continua o documento, em “resultado de acordos estabelecidos com a Associação Empresarial de Portugal e com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP)” e “com benefícios vários como, entre outros, a concessão de desconto nas despesas não comparticipadas para participação nas missões empresariais e feiras internacionais”.

Partilhar