17 junho 19
Retalho

T

T-shirts da Havaianas são produzidas em Portugal

Além de acessórios, a Havaianas lançou-se no têxtil produzindo moda de praia cujas t-shirts estão a ser produzidas em Portugal. Apesar de “o grosso da produção têxtil estar no Brasil e no Peru”, a Havaianas encontrou “parceiros no norte de Portugal” para fazer t-shirts, refere o CEO do grupo , Guillaume Prou, em entrevista ao Jornal Económico.

Atualmente, 3% da produção europeia de T-shirts tem o selo made in Portugal e, depois deste teste-piloto, Guillaume Prou admite que o volume de produção em Portugal poderá ter condições para crescer. “Para as produções de muita qualidade e de proximidade ao mercado, para mim faria sentido ter uma produção mais perto do lugar onde já estamos a distribuir”, revelou o CEO àquele jornal.

Neste momento, “embora o volume ainda seja pequeno, o que justifica a produção em Portugal são as técnicas que a fábrica faz, com qualidade, e no dia em que entrarmos para distribuição em retalho, aí o volume vai justificar para aumentar a produção em Portugal, explicou Guillaume Prou.

Criada em 1962 e inspiradas nas Zori (as sandálias típicas japonesas), a Havaianas tornou-se num colosso do calçado mundial e está a trabalhar para “multiplicar as ocasiões de uso”, explicou Guillaume Prou. “Produzimos cerca de 260 milhões de pares de sandálias por ano, todos no Brasil”, a uma média de oito pares a cada segundo, suportada por cerca de sete mil trabalhadores no mundo inteiro, disse o gestor francês.

Com as havaianas à venda em cerca de 130 mercados diferentes, o grupo Alpargatas – dono da Havaianas – registou em 2018 lucros de cerca de 860 milhões de euros, um crescimento de 4,97% em comparação com 2017.

Partilhar