12 Outubro 2017
Costura

T
Foto: Facebook Sónia Araújo

T Jornal patrocina “Cosido à Mão” da RTP1

São 15 candidatos, todos costureiros amadores. No final de cada episódio sai um. É este o formato de um novo programa da RTP1 intitulado “Cosido à Mão”, que será apresentado por Sónia Araújo e terá como jurados Susana Agostinho e Paulo Battista.

O canal público vai revelar hoje às 17h00, no bar Alfaiataria, em Lisboa, os segredos deste “talent show” de costura, moda e design em que os participantes enfrentam diferentes desafios para alcançar um sonho: ser o melhor costureiro do país. O T jornal é o patrocinador do primeiro prémio, uma visita à Première Vision de Paris.

Em cada episódio há dois desafios: o primeiro é sempre o Molde (têm um molde em papel a partir do qual têm de construir uma peça); o segundo será grande parte das vezes Transformação (transformar uma peça base noutra completamente diferente) ou – menos vezes – Feito à Medida (fazer uma peça de raiz, sem molde, a partir das medidas de um manequim). A primeira prova é normalmente mais longa e mais técnica, a segunda é mais criativa.

Para cada prova há sempre uma peça a servir de modelo inspirador. O programa termina sempre com um concorrente a ganhar a “Peça da Semana” (terá sido o autor da melhor peça da semana e terá vantagens na semana seguinte) e com a eliminação do concorrente mais fraco.

Ao longo do programa, haverá depoimentos dos concorrentes e dos jurados. Estes e a apresentadora mantêm pequenas conversas entre si – na sua varandinha – sobre o que estão a ver na prova. Os jurados e a apresentadora fazem rondas pelas mesas de trabalho durante a prova.

No final, haverá um vencedor, cujo prémio tem o patrocínio do T.

Partilhar