13 setembro 19
Feiras

T

Sustentabilidade da ITV portuguesa impõe-se em Madrid

Sustentabilidade & performance: dois fatores de sucesso da ITV nacional que estão em destaque na Momad, feira que decorre até amanhã na capital espanhola, e que tem um espaço dedicado às questões ligadas à ecologia.

Portugal não podia deixar de estar presente, uma vez que “todos reconhecem o nosso país como um mercado que aposta na sustentabilidade e é internacionalmente reconhecido por isso”, afirmou Cristina Castro, do CITEVE. A. Sampaio, Joaps, Lurdes Sampaio, Riopele, Sintex e a parceria Têxteis Penedo/Sedacor são as empresas nacionais representadas no espaço da sustentabilidade – a que se juntam os performances da Tapa Costuras, Oldtrading e Parfil.

A áreas ocupada pela produção nacional sustentável não é uma novidade: são as soluções apresentadas no âmbito do projeto Green Circle, e que já têm viajado por outras geografias internacionais – as novidades aguardam-se para o próximo MODtissimo, já no mês de outubro. Mas não é por isso que não deixam de criar espanto e de identificar a sustentabilidade como uma aposta que já foi ganha pela ITV.

Cristina Castro revelou que o espaço “ tem sido bastante visitado, principalmente por espanhóis, que confirmam aqui a sua ideia de que Portugal é realmente um país que aposta na sustentabilidade”.

A ‘concorrência’ também ali está, nomeadamente no que tem a ver com pequenas empresas espanholas, de nicho – que também estão a descobrir as vantagens competitivas da sustentabilidade. A existência de um espaço na Momad dedicado especificamente à sustentabilidade é a prova de que a ITV nacional foi claramente pioneira ao conseguiu identificar aí um recional de negócio.

A presença das marcas e empresas portuguesas na Momad é mais uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar