12 abril 19
Assembleia geral da organização

T

Sustentabilidade ambiental e ética laboral dominam debate na ACTE

A Fábrica de Santo Thyrso acolheu na passada quinta e sexta-feira a Assembleia Geral da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), onde dominou o debate sobre ética laboral e sustentabilidade ambiental, tendo ainda havido espaço para os presentes discorrerem sobre a digitalização da indústria têxtil, investigação, empreendedorismo e indústria 4.0.

Promovido pela Escola Profissional CENATEX, os principais tópicos despertaram um aceso debate acerca da importância da proteção das indústrias têxteis europeias da concorrência desleal de outros mercados.

Joaquim Couto, presidente do conselho diretivo da AMAVE e presidente da Câmara de Santo Tirso, destacou a atualidade da temática: “é urgente adotar práticas concorrenciais que não se baseiem no baixo custo da mão-de-obra e na sobre-exploração ambiental. O setor têxtil do Vale do Ave soube reinventar-se, apostar em processos tecnológicos e sustentáveis, e enfrenta agora a concorrência de regiões que continuam a basear-se na exploração humana e ambiental”.

No período eleitoral, nota de destaque para a unanimidade dos associados na reeleição do Município de Boras, da Suécia, para a presidência da ACTE, e da AMAVE para a secretaria executiva. A valorização da herança e património têxtil, a proteção da indústria europeia e a ligação do têxtil à moda e demais indústrias criativas estão entre os principais eixos de atuação definidos pela liderança da ACTE para o próximo triénio.

Fundada em 1991, a ACTE conta atualmente com associados das principais regiões têxteis europeias, incluindo Itália, Polónia, Suécia, Dinamarca, Estónia e Roménia.

Partilhar