03 Janeiro 18
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Sucesso do têxtil português analisado no Porto Canal

O sucesso dos têxteis nacionais é cada vez mais um caso de estudo. 2018 foi mais um ano de crescimento, o décimo de forma consecutiva, com as exportações a baterem novos recordes e a chegarem cada vez mais longe. Para registar este bom momento do sector, o Porto Canal decidiu fechar o ano com a realização de um debate, transmitido no passado dia 30 de Dezembro, dedicado ao passado e ao futuro dos têxteis nacionais.

Como a ITV conseguiu sobreviver à crise, quais os maiores desafios que enfrenta e como se prepara para o futuro foram algumas das questões em cima da mesa e debatidas pelos convidados Paulo Vaz, director-geral da ATP; Manuel Serrão, director da Associação Selectiva Moda; Braz Costa, director-geral do CITEVE e Júlio Torcato, designer e criador de moda.

Ao longo de quase uma hora, o debate fez um retrato completo de um sector cada vez mais dinâmico, que exporta anualmente mais de 5 mil milhões de euros e representa já 10% das exportações de toda a economia nacional. Uma realidade muito diferente da vivida há uns anos. “Começamos o século XXI de uma forma sombria, o sector sofreu um verdadeiro declínio nos primeiros anos, mas a partir de 2009 tem vindo a crescer e o ano de 2018 terá fechado com 5,3 mil milhões em exportações” adianta Paulo Vaz, director-geral da ATP.

Um dos elementos-chave para este crescimento tem sido a aposta da indústria nacional na investigação científica e no desenvolvimento de produtos inovadores. “Portugal fez um trabalho sustentado e revelou a capacidade de pegar em produtos mais complexos e entrar em novas áreas, como a indústria automóvel” explica Braz Costa, confiante que esta opção estratégica poderá vir a ser a garantia necessária para que Portugal se mantenha na senda do crescimento.

Com uma grande experiência em feiras internacionais, Manuel Serrão salientou também o trabalho feito em termos de notoriedade, que transformou o nome de Portugal num sinónimo de excelência. “Os nossos empresários hoje em dia fazem gala de dizer aos compradores que são portugueses e que os seus produtos são Made In Portugal” afirma.

Atualmente será talvez na área da Moda em que Portugal sente ainda uma maior resistência pelos mercados mais maduros “Há trabalho a ser feito e temos de impor o nosso design, as nossas marcas e os nossos conceitos” afirma Júlio Torcato, aludindo aos desafios que as marcas portuguesas enfrentam quando procuram o caminho da internacionalização.

Veja na íntegra o programa transmitido pelo Porto Canal:

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