12 maio 21
Acessórios

Cláudia Azevedo Lopes

Spoman lança Tuko, a nova marca para cães e gatos

Foi com a ideia de criar uma gama de produtos para os animais domésticos que combinasse funcionalidade e design que a empresa de têxteis-lar e outdoor Spoman lançou a Tuko. A nova marca dedicada ao setor pet acaba de chegar ao mercado com uma coleção para cães e outra para gatos.

A resistência e qualidade, a segurança, a facilidade de limpeza e a construção artesanal são as principais características desta marca, 100% portuguesa e 100% feita em Portugal. No entanto, o principal traço distintivo das peças da Tuko é que, para além de proporcionarem conforto aos amigos de quatro patas, contam também com uma aparência mais cuidada, funcionando igualmente como elementos decorativos para o lar.

“A ideia surgiu quando fomos contactados para fazer uma encomenda muito grande para exportação, com padrões e desenhos do cliente. Essa experiência correu muito bem e deixou-nos com a ideia de começarmos a desenvolver os nossos próprios modelos e padrões, com vários tipos de enchimento. Aos poucos foram criadas peças bonitas e chegamos à TUKO”, revela ao T Ana Maria Correia, product manager da Spoman. Quanto ao nome, a escolha prendeu-se sobretudo com “o potencial do nome: Tuko é fácil dizer em quase todas as línguas”, completa a product manager.

As primeiras peças foram criadas em 2017, após uma fase intensiva de pesquisa e desenvolvimento, mas foi só em 2019 que a empresa fez as primeiras apresentações da coleção, na Expo Zoo Porto e na Fil-Lisboa. Segue-se mais uma pausa para limar arestas e em abril 2021 avançam para a inauguração da loja online.

Caminhas, camas de transporte, lenços, toalhas e outros acessórios, produzidos com materiais de qualidade, resistentes e com um design moderno e elegante, são a gama de produtos que compõe a coleção da Tuko, produzidas, de acordo com a empresa, com um rigoroso controlo de qualidade.

“A construção do produto é de extrema importância para nós e por isso todos são feitos à mão por profissionais habilidosas e cuidadosas, que transmitem todo o seu amor pela arte de confeção em cada produto que fabricam”, revela Ana Maria Correia.

Para além dos lisos em azul, cinza e castanho, as riscas coloridas e os estampados – em padrão pipoca, triângulos e uma edição especial em floral vintage – dão vida e pintam as diversas peças da marca, que de momento apenas podem ser adquiridas na loja online da Tuko.

Fundada em 2006, com o foco no setor têxtil de outdoor – equipamento têxtil para jardim, campismo, praia e malas térmicas –, a marca rapidamente expande para a área dos têxteis-lar e lança em 2011 a marca “diCasa”, especialmente orientada para esse sector. Dez anos volvidos, foi a altura de expandir uma vez mais, para a área pet, que se tem vindo a afirmar como uma tendência.

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