13 dezembro 18
Investimento

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Sorema vai passar a tingir fio para ser mais rápida e flexível

A Sorema está a concluir um investimento na tinturaria que lhe vai permitir tingir internamento o fio, uma operação que até agora era feita externamente.

“Fazermos internamente o tingimento do fio vai dar-nos flexibilidade e rapidez no desenvolvimento de amostras, diminuindo os prazos de entrega ao mesmo tempo que nos permitirá alimentar as nossas marcas próprias em termos de desenho”, afirma André Relvas, 44 anos, administrador da têxtil lar de Espinho.

A tinturaria da Sorema, que até agora se tem limitado a tingir produto acabado, começará a tingir também em fio a partir do primeiro trimestre de 2019. O investimento de cerca de 400 mil euros está a ser finalizado e implicou a aquisição de um novo equipamento, bem como o reforço do laboratório.

Ainda no primeiro trimestre do próximo ano, a Sorema vai ter no ar uma plataforma de vendas online que lhe permitirá vender diretamente aos consumidores finais a coleção de banho da marca própria Graciozza. Até agora a presença da empresa no online está restrita ao B2B.

Num horizonte mais dilatado no tempo está a mudança da fábrica para um terreno que já adquiriu, também em Silvalde, uma operação que deve estar concluída em 2021 e implica um investimento de dois milhões de euros.      

“Ao longo de 44 anos de continuo crescimento, sempre no mesmo lugar, o lay out ficou um bocado confuso e sentimos a necessidade não só de mais espaço – já temos um armazém logístico alugado, em Mação – mas também de reorganizar o processo produtivo”, explica André Relvas, filho de Duarte e neto de Ramiro, os fundadores da Sorema. 

A mudança permitirá um aumento de 15 a 20% na capacidade instalada, mas o seu principal objetivo é obter ganhos ao nível da eficiência industrial, bem como de uma maior capacidade ao nível do design.

Com 145 trabalhadores, a Sorema faz um volume de negócios de cerca de 10 milhões de euros, dos quais 85% feitos no mercado externo. Especializada em tapetes, cerca de 55% das vendas são feitas com as marcas próprias Graccioza e Sorema Bath Fashion, onde apresenta coleções com a gama completa de banho. 

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