07 Dezembro 2018
Inovação

T

Soldado do Futuro da nossa ITV atrai árabes e africanos

A Egypt Defence Expo 2018 mostrou-se rendida aos inovadores fardamentos do Soldado do Futuro, os equipamentos de protecção militar que as empresas Riopele e Damel apresentaram ao longo desta semana na Feira de Defesa Cairo. O stand das Indústrias de Defesa Nacionais foi sempre um dos mais concorridos, num permanente corrupio para altas patentes dos exércitos do mundo Árabe, de África e do Médio Oriente.

Como protagonistas principais os recentes desenvolvimentos no âmbito dos projetos SCS – Sistemas de Combate do Soldado e ACU – Advanced Combat Uniform, que têm sido desenvolvidos pelo consórcio que, além da Damel e Riopele, integra ainda CITEVE, A. Sampaio, INEGI, @ICC Lavoro e Monte Campo.
A presença portuguesa foi organizada pela IdDPortugal, a Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, entidade que é presidida pelo general Henrique Macedo, para quem “a capacidade inovadora, a flexibilidade e a agilidade” dos produtores portugueses são pontos fortes para entrar no mercado árabe da Defesa.

A par da inovação têxtil, o ACU – Advanced Combat Uniform, inclui camuflados que não são detectados pelos radares inimigos, roupa interior que controla a humidade e temperatura do corpo, calçado e mochilas mais leves e ergonómicas,adaptados à sobrevivência do soldado, utilizando tecnologias inovadoras e novos materiais que proporcionam flexibilidade e conforto.

A contribuir para o aumento do desempenho operacional, o SCS – Sistemas de Combate do Soldado aposta em dotar o militar com todos os equipamentos de combate utilizados de forma integrada. Abrange três áreas complementares: letalidade, sobrevivência, comando e controlo.

Com a presença nesta feira do Cairo a Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais destaca a oportunidade de internacionalização do projecto. Nesse sentido, a presença portuguesa na feira do cairo permitiu também que entre a IdD e a Organização Árabe das Indústrias do setor fosse assinada uma “carta de intenções” para “aproximar as relações com o mundo árabe e permitir que as empresas possam utilizar a Plataforma para lançar os seus negócios”, disse o general Henrique Macedo, lembrando que só as Forças Armadas do Egito têm um milhão e trezentos mil homens e investem cerca de 4,4 mil milhões de euros.

 

Partilhar