02 abril 20
Inovação

T

SmartX: 2,4 milhões para 40 projetos de têxteis inteligentes

Integrando o Cluster Têxtil português e o CITEVE, o SmartX Europe – Acelerador Europeu de Têxteis Inteligentes, fechou a sua primeira call de financiamento, de que resultaram 35 candidaturas elegíveis, duas das quais de empresas portuguesas. Com um orçamento total de 2,4 milhões de euros (60 mil euros por projeto) e um ano de coaching gratuito, o programa de três anos apoiará até 40 projetos no âmbito dos têxteis inteligentes.

“Com uma taxa de crescimento 80 vezes mais rápida que todo o mercado têxtil, os têxteis inteligentes são agora reconhecidos como uma prioridade máxima pela indústria têxtil europeia e pela União Europeia”, diz Lutz Walter, secretário-geral da ETP, a Plataforma Tecnológica Europeia para o Futuro dos Têxteis e Vestuário, um dos parceiros da SmartX e coordenador do projecto. “O mercado mundial de têxteis inteligentes entrou agora numa fase de rápido crescimento. Deve chegar aos 2,7 mil milhões de euros até 2024”, complementa.

O SmartX Europe foi impulsionada por um grupo de treze parceiros europeus das indústrias têxtil e tecnológica, com foco em tecnologia de fabricação, microeletrónica, processamento de dados e IoT.

As propostas elegíveis foram submetidas por 54 PME provenientes de 15 países da União Europeia e dos 16 países associados do programa comunitário Horizonte 2020, sendo a Alemanha, Itália e Suécia os países com maior número de propostas elegíveis. A maioria das candidaturas trata dos setores de proteção  saúde do consumidor, enquanto as restantes são divididas entre aplicações médicas, industriais, desporto e bem-estar.

O processo de seleção, envolvendo 12 especialistas no Comité de Seleção SmartX, ocorrerá nas próximas semanas. Os critérios de seleção incluem o potencial de crescimento dos negócios das PME e startups, excelência técnica e operacional, a capacidade de inovação, potencial de colocação no  mercado e impacto na cadeia de valor da manufatura. Os primeiros projetos financiados estão previstos para começar em maio de 2020. A segunda call será aberta ao mesmo tempo.

Partilhar