25 novembro 21
Inovação

T

Smartex premiada pela Agência Nacional de Inovação

A tecnologia criada pela start-up Smartex para reduzir os desperdicios da indústria têxtil foi esta quarta-feira distinguida com o Born from Knowledge Award, atribuído pela Agência Nacional de Inovação no âmbito dos Altice International Innovation Awards. O projeto tinha já recebido o prémio Pitch da Web Summit.

Já instalada em várias têxteis portuguesas, a tecnologia criada pela Smartex compreende sensores, câmaras e acelerómetros que, através de sistemas de visão computacional e de inteligência artificial, podem detetar defeitos nos tecidos logo a partir da tecelagem.

A par do prémio monetário de 50 mil euros, a Smartex ganhou ainda a possibilidade de concretizar um projeto-piloto com o Grupo Altice, com uma duração mínima de nove meses.

A decisão destaca que a startup portuguesa, fundada por três alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desenvolveu uma tecnologia que permite, através do uso de Inteligência Artificial, detetar imperfeições na produção de tecidos, evitando a produção com defeitos. Desta maneira, a tecnologia permite a redução de custos com materiais e de produção, além de apresentar ganhos ambientais significativos.

Fundada pelos jovens António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, a Smartex já instalou o sistema em pelo menos 30 unidades industriais têxteis, tendo há cerca de uma arrebatado o prémio Pitch, da Web Summit, destacado-se entre 75 empresas a concurso.

Partilhar