21 Outubro 20
Máscaras sociais

T

Smart Inovation, Medic PT e MOxAD no topo das máscaras

Com uma variedade cada vez maior de máscaras no mercado, a Deco Proteste decidiu realizar testes, criar um comparador online e publicar um ranking com os modelos melhor classificados. A primeira conclusão é que a opção por máscaras reutilizáveis corresponde uma poupança significativa. MOxAD, da Adalberto, Smart Inovation e Medic PT ocupam o topo da lista das máscaras com melhor resposta e relação qualidade/preço.

Fazer a escolha acertada no momento de comprar uma nova máscara pode significar uma poupança entre 19 e 48 euros, para além de poupar o ambiente, evitando o desperdício. A conclusão é do novo comparador da Deco Proteste, que avaliou 20 modelos distintos de máscaras sociais disponíveis no mercado português. A plataforma de defesa do consumidor fez testes laboratoriais a 25 amostras de cada modelo e avaliou os níveis de filtragem, a respirabilidade, a resistência às lavagens, a informação dos rótulos e o fitting ao rosto.

Até ao momento, a máscara MOxAD, desenvolvida em parceria pela Adalberto e a Sonae, ocupa o topo do ranking qualidade/preço das máscaras de nível 2. Certificada para 50 lavagens, a Deco afirma que a máscara representa uma poupança de 19 euros em comparação com modelos semelhantes. Já no ranking das máscaras de nível 3 – com menor exigência de filtração – o primeiro lugar vai para a máscara Medic PT, certificada para 25 lavagens, cuja compra pode representar uma poupança de 48 euros.

Em relação aos testes efectuados, a Deco atribuiu à máscara da Smart Inovation o selo “Melhor do Teste”, por ter apresentado a melhor performance entre as máscaras de nível 2 (com mais de 90% de filtração). Já nas máscaras de nível 3, foi a máscara da Medic PT a destacar-se em termos técnicos, acumulando o título de “Escolha Acertada” e “Melhor do Teste”.

Das amostras testadas – todas adquiridas no mercado no passado mês de Junho – a Deco chegou ainda à conclusão que todos os modelos revelaram um nível de filtração superior ao imposto pelas autoridades e um nível de respirabilidade satisfatório. Este padrão de qualidade é transversal a toda a lista de artigos testados, onde constam várias modelos produzidos pela ITV nacional, como é o caso das máscara das têxteis Pafil, Polopique, Parfois, Daily Day ou TTantos.

Partilhar