19 abril 18
Tecnologia

T

Smart Inovation inventa colchões que matam bactérias

Colchões que matam as bactérias e são à prova de ácaros e mosquitos é o fantástico resultado de uma parceria entre um fabricante português de colchões e a Smart Inovation (SI), uma empresa com sede em Barcelos que desenvolveu uma tecnologia exclusiva e inovadora para incorporar propriedades em diversos materiais.

A Smart Inovation usa a nanotecnologia para transportar pequenos grãos de areia em estado liquido que transportam princípios ativos para diferentes produtos, na sua maioria roupas, mas também tintas, aditivos para máquinas de lavar, madeiras ou sprays.

No caso dos colchões, a SI trabalha com uma empresa belga na aplicação do repente de mosquito nos lençóis e fronhas, e com a barcelense Matias & Araújo para garantir de que os forros não só afastam os mosquitos e ácaros como também eliminam as bactérias.

Colchões com forro anti-ácaros, fraldas que evitam pruridos e assaduras, tintas com repelente de mosquitos, peúgas anti-frieiras, estantes à prova de térmitas ou meias para o pé do diabético são alguns dos produtos onde a tecnologia da SI é utilizada.

“O projecto estava numa fase embrionária na Universidade do Minho quando pegamos nele. Nós asseguramos o desenvolvimento final da tecnologia, afinamos os produtos, demos-lhe viabilidade comercial, criamos o modelo de negócio”, explica Mário Brito, 28 anos, licenciado em Engenharia Mecânica em Londres e um dos três sócios da SI (os outros dois são médicos).

“O nosso método de usar da nanotecnologia para funcionalizar os materiais é totalmente diferente e mais vantajoso que o das micro-cápsulas, oferecendo uma durabilidade e eficácia muito superiores”, garante Mário, acrescentando que o bactericida incorporado com tecnologia SI tem 99,9% de eficácia após 50 lavagens, de acordo com testes efetuados pelo CITEVE.

Partilhar