26 Novembro 18
Formação

T

Siraj Salih, o refugiado que se formou no Modatex

Siraj Ibrahim Salih é um caso de orgulho para o Modatex da Covilhã. Nascido na Eritreia, chegou a Portugal em 2016, com apenas 19 anos, sem saber português e com o estatuto de refugiado. Passados dois anos terminou a formação no Modatex, assinou o seu primeiro contrato de trabalho e dá início a uma carreira na indústria têxtil.

Quando Siraj chegou a Portugal, os horizontes pareciam fechados: deslocado do seu país e sem laços familiares, o jovem foi acolhido pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã. Lá teve o primeiro contacto com o nosso país e veio a conhecer a oferta formativa do Modatex, onde acabaria por ingressar, em Julho de 2017, no curso de Operador de Tecelagem.

Durante a formação, as dificuldades linguísticas revelaram-se o principal obstáculo e os primeiros ensinamentos de tecelagem acabaram por ser transmitidos através de linguagem gestual e “ao ver como se fazia”, com a permanente ajuda de colegas e professores.

Assíduo e pontual, o jovem viria a ultrapassar todos os obstáculos ao dar provas do mais importante: motivação para aprender e aptidões técnicas para ingressar na profissão. No final do curso viu o seu esforço premiado com uma oferta de trabalho na têxtil Paulo Oliveira, depois de aí ter completado o módulo de Formação em Contexto de Trabalho.

Partilhar