02 setembro 2019
Casa e decoração

José Augusto Moreira
em Xangai

Shanghai Home Textiles, uma feira do tamanho do mundo

Uma área de mais de 170 mil metros quadrados e um total de 1.147 expositores vindos de 30 países e de diferentes regiões da China.

O gigantismo é a nota dominante da Intertextile Shanghai Home Textiles, cuja 25º edição decorreu entre quarta e sexta-feira (28 a 30 de Agosto), na capital financeira da China. Um gigantismo que começa logo pelo local onde decorre, o NECC, o pavilhão de feiras e congressos de Shanghai, uma moderna construção com a forma de monstruoso trevo de quatro folhas com uma área total superior e meio milhão de metros quadrados.

Apesar do gigantismo da feira – a segunda do mundo, depois de Frankfurt – esta ocupa apenas cerca de três quartos da área do piso térreo do complexo de três andares. Para que se possa ter uma ideia das dimensões, cada uma das folhas do trevo é subdividida em dois halls, sendo que cada um poderia acolher à vontade dois dos maiores estádios de futebol nacionais.

Do programa de três dias deste ano, a grande novidade passou pelo espaço de Negócios O2O, ou seja online para o online, uma área de exibição do Design + Trade @ e-commerce com oito marcas B2B de e-commerce. Marcas que fornecem recursos para marcas dos canais online que vendem tanto para clientes finais como designers chineses e estúdios de design.

Plataformas normalmente mais focados em produtos de maior qualidade. De referir que todas estas iniciativas ligadas ao O2O foram programadas em conjunto com os novos media eletrónicos, que são dominantes entre as novas gerações de chineses. Como exemplo, o envolvimento do justeasy.com, uma plataforma dirigida a aquitetos e designers de interiores que tem mais de um milhão de seguidores.

Design e Inspiração, as tendências têxteis para espaços residenciais e comerciais; O Têxtil e a Tecnologia, soluções de impressão digital e designs ecológicos; e O Empoderamento da Indústria, tendências e oportunidades globais de licenciamento, foram os outros grandes temas em que se concentraram as análises e debates.

No que respeita às novas tendência de design para decoração, os especialistas apontam como tendência a integração do artesanato tradicional nos estilos de vida modernos.Já nas tendências para interiores, o foco recai sobre o equilíbrio ecológico e questões ambientais na produção de têxteis e na transformação da indústria para se adaptar às soluções para casas inteligentes.

Com mais de 40 mil visitantes oriundo de mais de 100 países e das várias regiões da China, os organizadores destacam que esta já não é apenas uma feira para compradores chineses. Muitos vêm já dos mais diversos países, sobretudo à procura de fornecedores.

A próxima Intertextile Shanghai Home Textitles – edição Proimavera 2020 está já marcada para 11 a 13 de Março.

Partilhar