25 Janeiro 2019
Têxteis técnicos

T

SENSE BED da Vital Home cuida da saúde dos acamados

A Vital Home e a Universidade do Minho criaram uma solução de têxteis inteligentes para revestimento de colchões que ajuda a cuidar da saúde aos que estão acamados. O SENSE BED, assim se chama o inovador revestimento, é uma tecnologia de sonho para quem está acamado e foi desenvolvido inteiramente com tecnologia nacional, destacam os promotores

Resultado de dois anos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico da Fibrenamics, Plataforma Internacional da Universidade do Minho (UM), em parceria com a empresa Vital Marques Rodrigues, a nova cobertura está agora pronta a melhorar a saúde e conforto de quem sofre de mobilidade reduzida, doenças crónicas ou terminais, esclarece uma nota divulgada pela plataforma académica.
A informação destaca ainda que, no total, SENSE BED apresenta uma gama de quatro produtos, estando dois deles em fase de patenteamento, para a área da saúde e bem-estar.
“Trata-se de uma superfície biomimética de prevenção de escaras que melhora a distribuição do peso da pessoa no colchão, um sistema flexível de aquecimento para o controlo térmico do paciente na cama, e ainda um sistema de monitorização de intensidade de pressão para auxiliar os cuidadores de acamados a prevenir o aparecimento de escaras. Estes três produtos funcionam de forma isolada ou dando origem a um quarto produto com todas estas funcionalidades quando integrados”, conclui a explicação.
Resultante de um projecto conjunto da empresa de Têxtil lar de Mascotelos, Guimarães, e da plataforma de investigação da UM, a gama de produtos SENSE BED foi desenvolvida a partir de materiais e estruturas fibrosos que atuam como sensores, proporcionando conforto e auxílio na identificação de riscos para a saúde dos seus utilizadores, como é o caso das úlceras de pressão.
Além de inteligentes, estes novos têxteis são também facilmente incorporados em colchões ou como capas para os mesmos.

O projeto SENSE BED – Substratos têxteis inteligentes para monitorização e conforto térmico de acamados foi co-financiado pelo programa Portugal 2020.

 

VitalTexteis

Partilhar