09 Setembro 19
Exportações

T

Sector Têxtil é o que mais sofre com o Brexit sem acordo

A saída sem acordo do Reino Unido da União Europeia poderá representar um rude golpe para o têxtil português, que seria o setor mais afectado da economia portuguesa. O aviso foi deixado por Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário na televisão SIC, citando um estudo recente da Universidade de Lovaina, na Bélgica.

“Um Brexit sem acordo pode significar uma perda de 2,3 mil milhões de euros para a balança comercial portuguesa, sendo que o principal afectado seria o sector têxtil”, avisou o comentador, citando as conclusões do referido estudo.

Destacando tratar-se de um estudo inédito, Marques Mendes sublinhou o impacto que poderá representar para muitas da pequenas indústrias da nossa ITV, até porque, disse também, no seu conjunto Portugal nem será dos países mais afetados.

O estudo aponta que os principais efeitos serão sentidos por países como Irlanda, Malta e Bélgica, enquanto a Grécia, a Croácia e Espanha seriam dos países menos afectados. Com estimativas de perdas de 2,3 mil milhões, Portugal está numa posição intermédia entre os países da UE.

Partilhar