19 Fevereiro 2019
Sustentabilidade

T

Sasia significa economia circular há mais de meio século

Dedicada à reciclagem de desperdícios têxteis desde a sua fundação, em 1952, bem se pode dizer que a economia circular é a essência do funcionamento da Sasia. Um percurso pioneiro nas questões da sustentabilidade que foi destacado pelo presidente da Câmara de Famalicão em recente visita à empresa.

A nota divulgada pelo município refere que nas cinco linhas de reciclagem automatizadas da fábrica de Ribeirão a Sasia transforma desperdícios têxteis em matérias-primas que são depois utilizadas em sectores tão diversos como o têxtil, colchoaria, horticultura, automóvel ou geotêxtil.

“Quando em Famalicão se fala do têxtil não se fala só da qualidade do produto acabado. No têxtil há uma enorme dependência de matérias-primas e muitas delas estão fora de Portugal. Com a Sasia, conseguimos também mostrar ao país e ao exterior como é possível ser o mais autónomos possível”, sublinhou o presidente da Câmara de Famalicão, no final da visita á empresa que decorreu na última sexta-feira, dia 15 de Fevereiro.

Com os resíduos têxteis que importa de diversas origens, a Sasia transforma por mês cerca de 900 toneladas em nova matéria-prima que é depois distribuída pela indústria nacional e pela Europa em partes sensivelmente iguais.

“Importamos de vários países de diferentes continentes, América Latina e Ásia incluídas, resíduos pré-consumo de algodão ou fibras artificiais que desfibramos e reciclamos em ramas destinadas a segmentos de mercado muito diferentes. Tanto podem ser usadas na construção de pisos de autoestradas, no fabrico de algodão hidrófilo e colchões, ou como matéria-prima pelas fiações”, explicou Miguel Ribeiro da Silva, o administrador durante a visita do autarca (foto).

Com um plantel de 30 trabalhadores e uma área de 15 mil metros quadrados, a Sasia fatura cerca de cinco milhões de euros (2108), e prevê crescer este ano entre 15 a 20% depois de um investimento de dois milhões de euros para aumento da capacidade produtiva e melhoria da eficiência energética.

Partilhar