11 Dezembro 18
Sustentabilidade

T

Sasia investe dois milhões em nova linha de reciclagem

A Sasia investiu dois milhões de euros numa nova e mais moderna linha completa de reciclagem, que não só aumenta em 20% a sua capacidade produtiva como ainda melhora a eficiência energética da empresa.

O investimento na nova linha, que começou a laborar este mês, não contou com qualquer financiamento comunitário.  “Não tivemos qualquer tipo de apoio. Alegaram que não era inovação. Ora nós, na reciclagem, inovamos todos os dias, nos processos tecnológicos e na automatização”, protesta Miguel Ribeiro da Silva, 51 anos, administrador da Sasia, que foi uma das parceiras da Riopele no projecto Tenowa da Riopele que ganhou o Prémio Produto Inovação 2018 atribuído pela Cotec.

Fundada em 1952 por Libório Ribeiro da Silva (pai de Miguel), a Sasia dedica-se à reciclagem de desperdícios da industria têxtil, que transforma em ramas nas cinco linhas de reciclagem da sua fábrica em Ribeirão, que ocupa 15 mil metros quadrados e onde trabalham 30 trabalhadores, em três turnos.

“Importámos de todo o mundo, América Latina e Ásia incluídas, resíduos pré-consumo de algodão ou fibras artificiais que desfibramos e reciclamos em ramas destinadas a segmentos de mercado muito diferentes. Tanto podem ser usadas na construção de pisos de auto-estradas, no fabrico de algodão hidrófilo e colchões, ou ainda como matéria prima pelas fiações”, explica Miguel Ribeiro da Silva.

“Temos sido muito solicitados a colaborar com o nosso know how em projectos sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a escassez de recursos e as empresas procuram corresponder a essa preocupação. A economia circular está na moda. Mas nós já somos sustentáveis desde 1952”, conclui o administrador da Sasia, que vai fechar 2018 com um volume de negócios de cinco milhões de euros, dos quais cerca de 50% feito na exportação.

Partilhar