19 Março 21
Denim

Cláudia Azevedo Lopes

Salsa e Miguel Oliveira em coleção de alta rotação

A marca de jeans Salsa uniu-se ao piloto de MotoGP Miguel Oliveira para criar uma coleção-cápsula repleta de simbolismo e de amor por Portugal. Para além do denim característico, presente nos jeans e num blusão, a linha conta ainda com T-shirts, sweatshirts e casacos de sportswear, repletos de patches, padrões listados e muitos outros elementos que remetem para o universo desportivo.

Uma coleção que foi desenvolvida ao longo de vários meses mas que é o resultado de um namoro entre a marca e o piloto que remonta ao ano de 2018, e de um amor que nasceu na juventude de Miguel e que cresceu alicerçado em valores comuns.

“Tenho contacto com a Salsa há já muitos anos. Tanto eu como os meus pais somos clientes da marca e por isso conheço bem tanto os produtos como os valores da marca, que são muitos semelhantes aos meus. Somos, no fundo, duas ‘marcas’ 100% portuguesas que nasceram da vontade de superação, que estão sempre a tentar superar os seus limites e se impuseram no estrangeiro, representando as cores nacionais”, afirmou Miguel Oliveira durante a apresentação da coleção, que decorreu ontem nas instalações do Fan Club do piloto.

A identificação levou a um trabalho de proximidade entre Miguel Oliveira e a equipa de design da Salsa, que incluiu uma visita do piloto à fabrica da marca de denim. “Foi incrível poder ver todo o processo de fabrico, as máquinas de lavar gigantes e como cada peça tem o cunho do trabalhador que a faz. É uma peça única”, revelou o piloto.

Para as peças, os designers da Salsa foram buscar inspiração às peças de vestuário que compõe a indumentária de corrida de Miguel Oliveira, como os fatos de competição, os capacetes e as camisas e polos com os emblemas dos patrocinadores.

O resultado foi uma coleção gender neutral com múltiplas peças-estrela. Para além do blusão de cabedal, peça ADN da Salsa, onde se destaca o patch de S. Miguel Arcanjo, o protetor do piloto, representado através de um capacete, de uma espada e de umas asas, e da estrela bordada, que simboliza a sorte e o querer alcançar sempre mais, a coleção apresenta também dois pares de jeans, um slim fit de tom claro e outra de gancho mais descaído em dark wash, ambos ostentando o patch 88, o número com que o piloto corre há três anos. “Inicialmente corria com o número 44 mas depois fui crescendo, assim como os desafios, e então decidi dobrar o número: o dobro da potência, o dobro do espetáculo!”, explica.

Seguem-se duas T-shirts com fotos de Miguel Oliveira em competição, uma em azul e outra branca e laranja; um polo que, para além do patch de S. Miguel Arcanjo, do 88 e do emblema “Salsa 88 Oliveira”, que representa a coleção, conta também com a bandeira axadrezada, que simboliza a adrenalina da chegada, da consagração e do sonho tornado realidade; uma sweatshirt, cujas riscas, para além de conferirem dinamismo à peça, remetem imediatamente para o universo desportivo, ostentando uma das cores chave da Salsa, o vermelho; e um casaco desportivo de capuz, cujo design é inspirado nos fatos de corrida do piloto.

Durante o ano de 2021, está planeado o lançamento de novas peças, adaptadas às várias estações do ano, e até uma linha exclusivamente feminina. À pergunta se é mais fácil competir ou elaborar uma coleção, Miguel Oliveira responde sem hesitar: “Competir é muito mais stressante. Para mim, esta colaboração, o processo criativo, o estar com toda a gente da Salsa, foi muito natural”.

A coleção encontra-se disponível no site da Salsa e brevemente estará também no website do fan clube de Miguel Oliveira.

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