15 março 19
Têxteis técnicos

T

SAK levanta dinheiro para partir à conquista dos EUA

A SAK está a ultimar uma operação de levantamento de capital junto dos investidores para ganhar o músculo financeiro necessário para se estabelecer nos Estados Unidos, sendo que o plano estratégico para este grande salto em frente da empresa de Viseu já está a ser delineado em duas universidades norte-americanas.

“Os Estados Unidos são o mercado ideal para o próximo passo da nossa expansão internacional, não só devido à sua sensibilidade para a questão das lesões no desporto mas também porque a prática do futebol está a crescer imenso, em particular nos segmentos feminino e dos miúdos”, afirma Filipe Simões, fundador e presidente executivo da SAK.

O salto para os EUA desta start up de Viseu, especializada no fabrico de caneleiras de alta qualidade e costumizadas, implica o levantamento de entre dois a três milhões de euros, uma operação que está a correr bem, até porque numa demonstração de confiança no projeto os investidores iniciais já manifestaram vontade em reforçarem o seu compromisso .

A SAK  – iniciais de Safety Against Kicking  – desenvolveu um processo único e já patenteado nos Estados Unidos (e submetido na União Europeia, onde ainda aguarda o registo) de produção de caneleiras, feitas por medida e personalizadas, com materiais que dissipam a energia do impacto e são mais leves e flexíveis que as tradicionais.

“Apesar de serem o único equipamento de protecção que os futebolistas usam em campo,  as caneleiras foram negligenciadas durante décadas. Trata-se de um assunto que foi descurado até à nossa chegada ao mercado”, comenta o presidente executivo da SAK. 

Portugal, Espanha, França, Itália e Reino Unido são os mercados onde a SAK está presente,  fornecendo as seleções nacionais portuguesa e francesa, bem como diversos clubes (FC Porto, Fiorentina, Atalanta, Wolverhampton, entre outros) e futebolistas a titulo individual.

No entretanto, duplicou as equipas de vendas, tendo criado uma equipa liderada por um alemão especialmente dedicada à Europa Central, que está a trabalhar a Alemanha, Áustria e Suíça.

Após ter começado fornecendo caneleiras ergonómicas e feitas por medida a futebolistas de topo, a SAK alargou o seu mercado aos 265 milhões de futebolistas profissionais e amadores existentes em todo o mundo.

As medidas para as caneleiras podem ser extraídas em cerca de 30 segundos, numa loja, através de um scanner portátil, ou ainda através de um método mais expedito, com base em fotografias da canela do futebolista. Os estudos da SAK concluíram que três diferentes perfis de pernas abrangem 96% de todo o espectro – e através das fotografias identificam o perfil de cada cliente.   

Partilhar