24 março 17
INE

T

Roupa e calçado puxam inflação para baixo

Os preços do vestuário e calçado foram os que deram o maior contributo para a evolução negativa da variação mensal da inflação nos dois primeiros meses do ano. “A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 1,3% em Janeiro para 1,6% em Fevereiro de 2017, devido em parte à aceleração dos preços da classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”, escreve o INE.

A taxa de variação homóloga nos preços do produtos alimentares e bebidas não alcoólicas acelerou de 1,3% para 2,4%, do primeiro para o segundo mês do ano. Também os preços dos transportes deram uma ajuda para a evolução da taxa de variação homóloga da inflação.

Por outro lado, a tirar força à inflação estiveram os preços do vestuário e calçado, com a taxa de variação homóloga a passar de -0,7% para -1,8%. O INE revela que esta foi a contribuição mais negativa.

“Entre as maiores contribuições negativas destacam-se as dos sub-subgrupos do vestuário, em consequência do período de saldos que se verifica habitualmente neste período, do peixe fresco ou frigorificado, do calçado de mulher e do vestuário de criança e de bebé”, avança o instituto estatístico. 

A taxa de variação média dos últimos 12 meses, que dá uma medida mais alisada da evolução dos preços, foi de 0,7%, a mesma marca registada em Janeiro.

Partilhar