13 maio 21
Moda

T

ROSA Studio Paris apoia-se na Lemar, Somelos e Tintex

O projeto R O S A Studio Paris, criado pela dupla familiar Rosa e Tiago, tem como parceiros fornecedores as têxteis nacionais Lemar, Somelos e Tintex. Segundo Tiago Madeira, diretor criativo, “é política da marca centrar a produção em Portugal com produtos portugueses de qualidade e com o imenso know-how da nossa indústria têxtil.” Já a concretização das peças é feita somente pela sua mãe, Rosa, num Atelier em Alcobaça.

A marca destaca-se pelo estilo chique- urbano, pelos materiais e processos sustentáveis que adotam e exclusividade das peças. Tanto a produção como a venda são quinzenais e limitadas, sendo atribuído um número de série a cada uma delas.

Esta primeira coleção – “Fluids”- é inspirada no elemento água e composta por três modelos de trench coats fluídos em tons de azul, branco, bege e cor-de-rosa. Os tecidos são feitos maioritariamente de plástico reciclado recuperado do oceano (colaboração com SEAQUAL e NEWLIFE).

Estão planeados para breve outros artigos, como sweats, parkas, calças, lenços de seda, calções de banho, entre outros, que podem ser feitos novamente em poliéster reciclado ou com produtos tencel derivados de madeira e celulose sustentáveis (EcoVero), em comunicado acrescentam ainda a possibilidade de usar plantas de fibra como bambu, aloé vera, laranjeira e algas. A certificação das fontes é garantida: “OEKO-TEX Made in Green e Standard 100, BCI Better Cotton Initiative”.

R O S A Studio Paris surgiu no inicio de 2021, com registo em Paris. O desenho e direção artística cabe a Tiago Madeira e a técnica à sua mãe, que conta com uma experiência de mais de 50 anos de ofício. No futuro a marca contará com artistas convidados internacionais e outras costureiras, amigas de Rosa. Em declarações ao T, “assumem-se como uma marca unissexo com uma preocupação e atenção pelas questões No Gender”.

Partilhar