10 Maio 2018
Moda

T

Rosa Palhares leva 600 peças ao Festival de Cannes

A estilista luso-angolana Rosa Palhares é novamente responsável pelo fashion lounge da Mastercard no conceituado Festival Internacional de Cinema de Cannes. Neste espaço dentro do festival, que decorre entre 8 e 19 de Maio, Palhares é a designer oficial das clientes da Mastercard convidadas pela marca para o evento.

“A coleção exclusiva do fashion lounge da Mastercard, no Festival de Cannes, tem uma identidade muito singular porque baseio-me em tons quentes e festivos e em texturas lisas, trabalhadas e brilhantes. Considero que esta coleção segue uma tendência de peças que podem ser transformadas e que cortam com os preceitos tradicionais, como os vestidos compridos de decotes proeminentes e com rachas assimétricas. Mas, em simultâneo, pretendo que as silhuetas se fundamentem numa precisão absoluta por consumar valores associados à autonomia, à elegância e à mutabilidade feminina”, explica a criadora.

A encomenda é feita pela Mastercard meses antes do certame, dando total carta branca à estilista e atribuindo somente os tamanhos que devem ser executados. No stand dentro do evento, apenas são  feitos os ajustes para as peças assentarem na perfeição. Assim sendo, a designer tem de estar preparada para vestir mulheres de múltiplas nacionalidades e culturas. “As mulheres chinesas não gostam de tons pastel, as indianas não querem cores escuras, as italianas gostam de colorido, as russas não apreciam tanto os múltiplos tons, são mais góticas. Estas são algumas características que se percebem muito claramente”, conta a estilista ao Delas.pt,  revelando ainda que as portuguesas “são as mais ousadas”.

Rosa Palhares foi a responsável pelo desenho do vestido de Cláudia Pascoal para a cerimónia de abertura do Festival da Eurovisão da Canção 2018, que teve lugar este domingo no MAAT, em Lisboa, e agora parte para Cannes com uma coleção de cerca de 600 peças que, segundo a mesma, são mais do que meros artigos de vestuário: “A sofisticação das peças desta coleção, caracterizada por materiais como as rendas, as lantejoulas, as sedas e os pormenores em organza e tafetá, podem ser considerados inusitados mas afinal eu gosto de descobrir os tecidos e as suas texturas aprimoradas. Isto porque o meu trabalho não é só moda mas também o interpreto como arte.” O festival tem mais uma vez lugar na Côte d’Azur, França, e esta é já a segunda vez que a designer marca presença em Cannes a convite da Mastercard.

Rosa Palhares é diretora-geral e fundadora da marca com o seu nome e atualmente tem dois ateliers – um no centro de Lisboa e outro em Luanda. Especializa-se em vestidos sobre medida e em linhas de pronto a vestir. Nascida em Angola, mas também de nacionalidade portuguesa, Rosa Palhares formou-se em design de moda na Universidade do Vale do Itajaí, no estado brasileiro de Santa Catarina. Em 2016, a Vogue Itália designou-a como sendo a Designer Mais Interessante, e em 2017 foi considerada Diva da Moda angolana, Melhor Designer do Ano,  e Estilista Internacional do Ano na Angola Fashion Week, sendo ainda galardoada na Moda Luanda desse mesmo ano.

Partilhar