27 Setembro 2017
Automatização

T

Robot pode fazer 800 mil camisolas por dia para a Adidas

Já está a trabalhar para o fabricante chinês que fornece a Adidas e pode vir a confeccionar até 800 mil camisolas por dia. O robot Sewbot – assim se chama a máquina que dispensa mão de obra – vai permitir a automatização da produção da Tianyuan Garments, a fábrica chinesa que trabalha para marcas como Adidas e Armani e contratualizou já a sua instalação em 21 linhas de produção.

A máquina que ameaça revolucionar a indústria têxtil foi desenvolvida pela americana SoftWear Automation, uma empresa de Atlanta que contou com o apoio do Departamento da Defesa americano, através da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency). O Sewbot funciona com câmaras e braços robóticos que cortam e costuram o tecido com rapidez e precisão. Os seus criadores garantem que com uma perfeição tal, que não está ao alcance do ser humano.

O objectivo da Tianyuan Garments é ter a sua produção totalmente automatizada no próximo ano, prevendo confeccionar 800 mil camisolas por dia, o que representará um aumento de 300% face à capacidade actual.

Com custos de mão de obra praticamente insignificantes, Tang Xinhong, o responsável máximo da fábrica chinesa, disse já que a Tianyuan Garmentes vai construir também uma gigantesca fábrica nos EUA. Vai ficar em Little Rock, no Arkansas, e deverá ter também 21 linhas de produção totalmente automatizadas.

Partilhar