12 Dezembro 2017
Competitividade

T

Roadmap para a competitividade da ITV apresentado na Covilhã

As exportações da ITV portuguesa podem atingir até 2025 os 7 mil milhões de euros (cenário platina) ou 6 mil milhões de euros (cenário ouro). Estas previsões constam do roadmap para a competitividade do sector, cujas linhas principais serão apresentadas esta quarta-feira, na Covilhã, no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

A par do “ROADMAP para a especialização inteligente e competitividade global” é igualmente apresentado o “Diretório para a ecoeficiência e competitividade”, numa iniciativa conjunta da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal apresenta no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, em colaboração com o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI.

Este roadmap foi desenvolvido no âmbito do projecto Desafio à Excelência que é co-financiado pelo Compete 2020 e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. No âmbito deste mesmo projecto, que contou com a colaboração da Pamesa Consultores na elaboração de diversos estudos, foram também produzidos uma série de guias de boas práticas não só das empresas como da gestão das mesmas.

O roadmap é assim uma espécie de guião para a competitividade do sector têxtil para a próxima década 2020/2030, um projecto que visa capacitar as empresas de ITV para melhorar a competitividade da oferta do sector e promover um maior valor acrescentado nas exportações não só pela inovação, mas também pela especialização inteligente.

Programa:

13 de Dezembro de 2017 (quarta), às 14h30 | Real Fábrica Veiga (Auditório)

14h30 – Sessão de Abertura com Ana Paula Dinis (ATP) e Rui Miguel (Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis)

14h40 – Apresentação do estudo “ROADMAP para a especialização inteligente e competitividade global da ITV Portuguesa”, por Leonel Teixeira (PAMÉSA)

15h00 – – Apresentação do estudo “Diretório para a ecoficiência e a competitividade no STV”, por Leonel Teixeira (PAMÉSA)

Partilhar