18 Março 2019
Moda

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Revista Expresso focada na moda Made in Portugal

É com uma entrevista ao fundador da Farfetch, os criadores Marques’Almeida e Luis Onofre, e as modelos Maria Miguel e Maria Clara, que a Revista do semanário Expresso compõe na sua última edição um Especial Moda Made in Portugal. Seis portugueses que brilham alto no mundo da moda, resume o Expresso.

É a moda em português que se impõe à escala universal que a revista (foto da capa abaixo) destaca através da empresa fundada por José Neves, que “já vale sete mil milhões de euros na Bolsa de Nova Iorque”, das duas jovens modelos “que brilham nas grandes passerelles internacionais”, da  “dupla de estilistas que conquistou Beyoncé” e do designer de S. João da Madeira que assume o papel de “patrão da indústria europeia de calçado”.

Ilustrada com uma sessão fotográfica no moderno terminal de Cruzeiros do porto de Leixões, a entrevista a José Neves dá conta dos seus planos para dominar a indústria da moda de luxo. “Completamos o primeiro capítulo, temos uma plataforma verdadeiramente global, mas esses são os alicerces de um edifício que vamos construir nos próximos 10 anos”, explica o líder da gigante do comércio electrónico da moda de luxo, que em 2018 fez mais 1,2 mil milhões de euros em vendas, um crescimento de 55% face ao ano anterior.

“As vendas digitais são ainda cerca de 10% do negócio [global] e vão ser cerca de 20 a 30% na próxima década. Ao mesmo tempo, a separação entre vendas digitais e físicas vai desaparecer completamente e a forma como as lojas funcionam vai ser completamente transformada”, vaticina ainda José Neves, que classifica a Farfetch como uma empresa luso-britânica e reitera a sua ligação ao nosso país.

Apesar de ter viver cada vez mais entre Londres e Nova Iorque, “o meu amor por Portugal continua: Recentemente constitui uma fundação e vou assumir o compromisso de durante a minha vida e em morte a ela doar dois terços de tudo o que tenho com a ideia de ajudar a tornar Portugal uma economia do conhecimento”, revela José Neves

E fala também do que aprendeu na Secundária do Cerco, no Porto, onde iniciou os estudos, e da importância das lições que recolheu com os erros nos primeiros negócios. “O risco da moda é incrível e não pode ser menosprezado. O ciclo da moda é extremamente brutal: as marcas tanto estão lá em cima como de um momento para o outro podem perder relevância”, diz José Neves.

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