12 Abril 2018
Realidade virtual

T

Realidade aumentada chega às lojas Zara portuguesas

As Zara do Colombo, em Lisboa, e no NorteShopping, em Matosinhos, vão ter durante quinze dias uma experiência de realidade aumentada para os seus clientes, algo inédito em Portugal. Para isso, basta ter instalada a aplicação Zara AR no smartphone, ir às compras e ver um espetáculo de moda a passar em frente ao seu telemóvel.

Depois de descarregada a aplicação – algo que pode ser feito no iTunes e no Google Play, através dos QR codes dispostos nas lojas ou da aplicação da marca – basta posicionar o telefone na sinalética para começar a ver um desfile da coleção Studio SS18, onde duas modelos começam a percorrer a loja vestindo as peças em questão (e até conversando com o cliente). As peças podem ser compradas no momento, na aplicação, ou fisicamente na loja.

As montras não foram esquecidas: a olho nu estarão vazias, mas sob o olhar da câmara do telemóvel poderão ver-se as manequins a percorrer o espaço. Ao todo foram filmadas 12 sequências de movimentos, capturadas como hologramas num cenário de 170 metros quadrados, equipado com 68 câmaras.

A Zara AR foi desenvolvida por Ezra Petronio, diretor criativo sediado em Paris e cofundador da revista Self Service, em conjunto com a empresa francesa HOLOOH e com o INRIA, Institut National de Recherche en Informatique et Automatique. A experiência está disponível em 137 lojas de todo o mundo.

Partilhar