4 Julho 18
Indústria 4.0

T

Raclac investe 20 milhões em fábrica de luvas descartáveis

Uma linha de produção 100% automatizada, operada por 48 robôs e sem qualquer tipo de intervenção humana, é o coração da fábrica de luvas de exame descartáveis da Raclac, que implica um investimento de 20 milhões de euros e está a ser construída em Famalicão.

A tecnologia inovadora para a produção e embalamento das luvas numa sala limpa (e que contempla elevados níveis de poupança e reaproveitamento de água e energia)  foi desenvolvida nos últimos três anos pela Raclac.    

A nova fábrica, que deverá começar a laborar em abril do próximo ano, empregará 60 pessoas e o seu projecto foi adjectivado de “vanguardista e sensacional” por Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria, que considera que ele “contribui para o robustecimento da indústria 4.0 e corporiza da melhor forma esta quarta revolução industrial”

A Raclac, que fechou 2017 com um volume de negócios de 10,5 milhões de euros (crescimento de 30% face a 2016), emprega 14 pessoas e está presente em mercado como Espanha, França, Inglaterra, Angola, Moçambique, Marrocos, Tunisia e Cabo Verde.

Pedro Costa e Susana Fernandes, fundadores da Raclac, mantém 50% do capital da empresa, sendo que os restantes 50 estão nas mãos do grupo Vallis.

Partilhar