16 outubro 18
Design

T

Quem é Riccardo Tisci, o novo criador da Burberry?

Natural de Puglia, Itália, aos 44 anos Riccardo Tisci tem a difícil tarefa de reinventar a prestigiada marca Burberry – depois de ter conseguido um dos lugares mais cobiçados, mas também dos mais duros, do setor. O desafio não é fácil – até porque tem pela frente um ilustre desconhecido (o Brexit) que pode, de um momento para o outro, alterar profundamente os pressupostos do próprio negócio.

De qualquer modo, o mercado aceitou bem a contratação: mal foi conhecida, as ações da Burberry deram um salto positivo de 5%, o que serve sempre de poderoso indicador para se concluir que o setor absorveu como positiva a entrada daquele que foi durante uma década diretor criativo da Givenchy.

E foi precisamente aí que Tisci fez a fama com que chega agora à Burberry: a sua assinatura é profundamente sexy, subversiva e contemporânea. A primeira coleção saída da sua imaginação foi bem recebida: mal chegou às lojas, esgotou. Marco Gobbetti, o CEO da marca britânica, estava do lado de fora da loja da Burberry em Regent Street, Londres, a filmar os clientes que faziam fila para comprarem a última dose de moda de luxo ainda disponível no interior.

O aparente fascínio de Tisci pelos toques góticos (vestidos escuros e lânguidos) e pelo minimalismo da era espacial atraiu nova atenção para a marca Givenchy, que agora o criador italiano (formado em Londres, na academia Saint Martins) parece ter conseguido replicar na marca britânica.

O primeiro desafio está concluído e ultrapassado com distinção. A Burberry fica agora à espera que os políticos de um lado e do outro do Canal da Mancha consigam entender-se.

Partilhar