15 dezembro 2016
Têxteis técnicos

T

Quatro prémios ISPO para a Sidónios

A Sidónios foi distinguida com quatro prémios ISPO, dois Top 10 e duas seleções, elevando-se assim para 43 o número de distinções recebidas por empresas portuguesas no Trend Fórum 2017 da maior feira de artigos de desporto do mundo, que se realiza em Munique, de 5 a 8 de fevereiro.

O grupo de malhas de Barcelos não é estreante nestas andanças. O ano passado teve duas amostras no Top 10 – e em 2014 um dos seus produtos, além figurar no Top 10, foi destacado como prémio inovação.

O júri de 12 especialistas, constituído por representantes de marcas, Comunicação Social e instituições do sistema científico (entre as quais se conta o CITEVE) distinguiu dois tipos de malhas apresentadas pela Sidónios: malhas cupro (uma viscose produzida a partir de semente de algodão que confere um toque especial) e malhas duplas spacer.

No caso das malhas cupro, o departamento de investigação & desenvolvimento da Sidónios (composto por especialistas em Engenharia e Design) inovou acrescentando-lhes fibras técnicas que acentuam as propriedades de absorção de suor e antibacterianas destas malhas, destinadas a serem usadas em vestuário para desporto de média intensidade.

No caso das malhas duplas spacer, a combinação de dois tipos de tecidos permite mais espessura a a soma num só produto das suas diferentes características.

O grupo Sidónios nasceu em Barcelos,  em 1984, começando por se dedicar à reparação de máquinas, fabricando malhas apenas nos períodos de testes, antes de voltarem a colocar os equipamentos no mercado.

Dois anos volvidos, resolveram concentrar-se na produção de malhas, abandonando a atividade de compra e venda de maquinaria.

Constituída por duas empresas – Sidónios Malhas e Sidónios Seamless Tech -, o grupo tem um parque de 100 teares circular e emprega cerca de 120 pessoas. Tem em curso um forte investimento no aumento de capacidade produtiva, a concluir até ao verão de 2017, que contempla a aquisição de novos teares e a ampliação de instalações.

Oito empresas portuguesas arrecadaram um total de 43 distinções no ISPO Trend Fórum 2017. Cinco das empresas distinguidas (Sidónios, Tintex, LMA, Joaps Malhas e A.Sampaio & Filhos) são repetentes nestas andanças, mas há três estreantes; Heliotextil, Inovafil e IslandCosmos.

Partilhar