31 janeiro 19
Reciclagem

T

Quase três toneladas de roupas recolhidas em Portugal

Um total de 2.875 toneladas de roupas usadas, o equivalente a seis milhões de peças, foram recolhidas para reciclagem em 2018 em Portugal, evitando que 9.111 toneladas de CO2 fossem liberadas para a atmosfera, segundo a Fashion Network. A Humana Portugal, uma associação sem fins lucrativos que há vinte anos atua na reutilização têxtil e realiza programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau, foi a responsável pelo sucesso da operação.

Os números envolvidos revelam a importância da reutilização das roupas usadas: os resíduos têxteis são o quinto maior gerador de lixo em Portugal, logo a seguir aos resíduos orgânicos, plásticos, papel e vidro; e cerca de 195 mil toneladas de roupas são descartadas por ano.

Há diversos pontos de coleta de roupas, sapatos e roupas de cama espalhados pelo país (possíveis através de acordos com entidades privadas e mais de 150 câmaras municipais), mas a recolha ainda não está suficientemente espalhada na geografia – mesmo em termos dos maiores aglomerados populacionais. No Porto, por exemplo, essa recolha é bastante deficiente.

As peças recolhidas são enviadas para a Espanha, onde passam por centros de classificação. Ainda segundo a Fashion Network, as peças separadas para reutilização somam 61%, sendo 15% destinadas para lojas de artigos usados da Humana em Portugal, enquanto 46% são exportadas principalmente para África, onde são vendidas a preços baixos.

O que não é reutilizável segue para empresas de reciclagem, que recebem cerca de 29% do total. Apenas 1% são sobras de materiais como plástico e cartão, que são reencaminhados para os respetivos locais de reciclagem, sobrando apenas 9% do total como resíduos impossíveis de reciclar.

Partilhar