11 Fevereiro 2019
Debate

T

Qual é o dress-code parlamentar?

Nem seria necessária qualquer imagem para se perceber como são diferentes os usos do Novo Mundo face ao estilo conservador da velha Europa, mas a foto publicada por uma deputada brasileira não deixa margem para dúvidas. Paulinha, assim é conhecida a parlamentar, colocou na conta de Instagram uma foto sua durante a sessão de investidura no parlamento estadual de Santa Catarina, e um simples comentário: Primeira sessão legislativa do ano! Agora é arregaçar as mangas e trabalhar!!!

Como era fácil adivinhar, a iniciativa da deputada – ex-perfeita do município de Bombinhas (dois mandatos) – logo levantou aceso debate em torno das regras de dress-code parlamentar. E por entre todo o tipo de comentários, destacam-se os que defendem que o cargo aconselha padrões mais clássicos e formais, a par de outros que aplaudem e dizem que por se tratar da cerimónia de posse é perfeitamente adequado o traje festivo, ao estilo de uma qualquer cerimónia de casamento.

Opiniões à parte, o que fica claro é que a escolha da indumentária também faz parte da política e daí que faça todo o sentido colocar a questão: E por cá, qual é o dress-code parlamentar?

Partilhar