07 março 19
Workwear

Cláudia Azevedo Lopes

Prochef quer crescer 30% com a ajuda de Espanha

O que é que os chefs José Avillez, Tiago Bonito ou Vítor Matos têm comum? Para além da competência culinária, são os três vestidos pela Prochef, a empresa de Orquídea Silva (foto) especializada em fardamento e acessórios para chefs de cozinha, restauração e hotelaria.

Hoje uma das principais empresas nacionais do sector, a Prochef tem uma faturação anual na ordem dos 900 mil euros, que prevê dar um saltos na ordem dos 30% com a incursão no muito apetecível mercado espanhol.

Fundada em 2006 e sediada em Vila do Conde, a Prochef, uma das empresas do Grupo Prochef, conta atualmente com 22 funcionários, tem fábrica própria e é parceira de duas unidades de confeção, para além de ter uma loja na Póvoa de Varzim.

“Começámos o nosso negócio a comercializar a Fat-Tank, uma máquina destinada à limpeza industrial na restauração e hotelaria. Foi um sucesso e abriu-nos portas no sector hoteleiro. Desse contacto com o sector, senti haver uma necessidade por melhor fardamento, mais confortável e com melhor corte e design. Sempre tive uma apetência especial para essa área, uma vez que a minha mãe era costureira e crescemos a vê-la ver criar suas peças”, revelou ao T Orquídea Silva, fundadora e directora-geral da Prochef.

Ao saber que tinha de desbravar terreno num universo tendencialmente masculino, Orquídea Silva, decidiu apostar no design, na inovação, na qualidade e no serviço personalizado para conquistar um setor exigente e em permanente evolução, como é o caso da restauração e hotelaria.

Sem qualquer tipo de agentes tóxicos no seu fabrico, as fardas da Prochef são anti-lixívia, antibacterianas e ambientalmente sustentáveis e os modelos podem ser totalmente personalizados ao gosto do cliente.

Foi precisamente esse valor acrescentado que fez alguns dos mais conceituados e estrelados chefs do país, como José Avillez, Tiago Bonito, Vítor Matos, António Vieira, Hélder Martins, Hugo Silva, Rui Martins e Miguel Mesquita, renderem-se a esta marca.

“Os clientes gostam da personalização. É uma questão de identidade. As nossas fardas fazem com que os profissionais se sintam únicos, é um marco distintivo, e isso transmite-lhes confiança no seu dia-a-dia. A nossa capacidade de personalizar individualmente cada farda é, sem dúvida, uma das nossas mais-valias”, refere a CEO.

“Vendemos um pouco de todos os modelos, mas a jaleca mais pedida é o modelo Sam (nome do meu Labrador). Depois temos muitas encomendas de aventais e kits para escolas profissionais”, completa.

Para além da Prochef, o Grupo Prochef, que nasceu em 2001, detém também a Prochef Agency, que disponibiliza serviços na área do agenciamento e criação de eventos com os chefs parceiros, a Procook, que faz formação culinária para amadores e profissionais, a Prostudio, uma equipa de criativos que integra conhecimentos em Identidade Corporativa, Design de fardamento profissional, Packaging e Design Multimédia, e a Fat Tank, de limpeza industrial.

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