30 abril 19
internacionalização

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Prochef: Martin Berasategui permitirá crescer em Espanha

A Prochef, empresa especializada em fardas de cozinha personalizadas, assegurou a produção das fardas da equipa do restaurante basco do chef Martín Berasategui, o Lasarte-Oria, acrescentando assim mais um nome famoso à sua cada vez mais extensa lita de clientes. José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Vítor Matos, Tiago Bonito, Filipe Carvalho ou Olivier da Costa fazem parte dessa lista, segundo adianta o jornal Dinheiro Vivo.

Orquídea Silva (na foto com Berasategui) , a empresária por trás da Prochef, explicou ao Dinheiro Vivo que, impulsionada pelo sucesso lançou a Prochef Pastry (pastelaria) e a Prochef Kids, ao mesmo tempo que os fardamentos para as áreas da saúde, limpeza e spa foram outras apostas. Em simultâneo, lançou uma linha de sapatos adequada à atividade de cozinha, que exige biqueira de aço, solas antiderrapantes e leveza.

O sucesso das fardas da Prochef deve-se ao passa-a-palavra. “Não temos vendedores”, sublinha Orquídea Silva àquele jornal, “são os clientes que vêm ter connosco”. E, por isso, só agora é que a empresa vai investir na internacionalização. As fardas da marca portuguesa já vestem profissionais em Inglaterra, Dubai, Angola e Macau, mas são encomendas que chegam diretamente, sem nenhum esforço comercial.

O primeiro mercado a desbravar será Espanha. A empreendedora espera ser bem recebida, depois d ‘cartão de visita’ que é a estreia com Martín Berasategui. Em preparação, está a criação de um site da marca em espanhol para apoiar a comunicação com os potenciais clientes.

A aposta na internacionalização também obrigou a reforçar a área produtiva. No ano passado, a empresa foi obrigada a recusar encomendas, porque a unidade fabril, onde trabalham nove pessoas, já não garantia resposta às solicitações. Orquídea Silva formalizou entretanto três parcerias com fábricas em Vila do Conde e Guimarães, para assegurar capacidade de resposta. Em breve, vai também adquirir novas máquinas de acabamentos em Vila do Conde, num investimento de 60 mil euros. Mesmo assim, refere o Dinheiro Vivo, no ano passado, o grupo Prochef gerou vendas de 1,1 milhões de euros, um crescimento da ordem dos 70 mil euros face a 2017.

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