18 outubro 18
Internacionalização

T

Presença portuguesa em Vilnius cheia de estreantes

É uma comitiva recheada de estreantes que leva até à Baltic Fashion & Textile, na capital da Lituânia, a moda, qualidade e inovação do têxtil Made in Portugal. Ente as nove insígnias que viajaram até Vilnius no âmbito do projeto From Portugal, a Lipaco é a única veterana.

Dilina, Familitex, Joaps, José Abreu & Filhos, Lipaco, LMA, Myako, Solinhas e Têxteis Giestal, são as estreantes na feira que decorre esta quinta e sexta-feira (19 e 19 de Outubro). O objectivo é o e expandirem as suas exportações para os mercados do Báltico, sempre com o olho também nos vizinhos de leste e com natural destaque para a Rússia.

Estas novas presenças na Baltic Fashion é mais uma prova do interesse crescente que os mercados bálticos têm para as exportações nacionais. “Apostamos nesta feira pelo acesso que sempre nos deu aos mercados do Báltico e à Rússia” explica Jorge Pereira, CEO da Lipaco. Em Vilnius, a empresa de Esposende especializada em fios de costura e tricotagem, espera continuar a dar novos passos no processo de internacionalização.

Para estreante Dilina, “a Lituânia e os países vizinhos são mercados emergentes que procuram artigos com qualidade”, afirma o sócio-gerente António Dinis, que viajou com uma colecção de lençóis, sacos de edredão e vários felpos.

Também a Joaps quer dar um impulso às suas vendas. “Atualmente já exportamos para estes mercados, mas queremos aumentar o volume de negócio na Lituânia, Noruega e Dinamarca” explica Carla Araújo, representante da empresa.

Já no sector dos têxteis-lar, a Giestal Home Textiles procura atrair as atenções com uma nova coleção de roupa de cama e mantas decorativas. “Apesar de já termos alguns clientes na região, esperamos conseguir explorar as potencialidades deste mercado em expansão”, explica Fátima Freitas, agente comercial da empresa de Guimarães.

A participação destas empresas portuguesas na Baltic Fashion & Textile Vilnius é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar