16 Novembro 18
Contextile 2018

T

Prémios Aquisição ATP e Selectiva Moda já são conhecidos

‘Untitled’, da artista alemã Daniela Bergscheneider, venceu o Prémio Aquisição ATP no âmbito da Contextile 2018 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, enquanto o Prémio Aquisição Selectiva Moda recaiu sobre a obra ‘Herringbone’, da arista estónia Krista Leesi.

As duas obras integraram a mostra que decorreu em diferentes espaços culturais e públicos de Guimarães, numa manifestação de cultura, vanguardismo e bom gosto. No contexto da organização conjunta da Bienal, a ATP e a Selectiva Moda adquirem a cada edição da Contextile uma obra até ao valor de 2500 euros.

A peça de Daniela Bergscheneider (tecidos tingidos, ripas de madeira) “assemelha-se a uma criatura viva, um organismo, e devido às suas dimensões, parece perigosa ou, pelo menos, invasiva… Mas a qualidade definitivamente orgânica no seu trabalho tem a ver, acima de tudo, com a sua forma de trabalhar. Deixa-se guiar pelo material, este dita-lhe o caminho. É como se ela estivesse canalizando a força vital da natureza”, segundo catálogo da mostra.

Já a obra de Hrista Leesi, em seda, impressão digital, costura, foi inspirada no nome do tipo de tecido. “Espinha de peixe, também chamado tecido de sarja quebrada, descreve um padrão distintivo da tecelagem em forma de V normalmente encontrado neste tipo de tecido”, descreveu a artista de Tallinn e cujo percurso académico está ligado à Academia das Artes da Estónia.

Recorde-se que já antes, ‘Substantia’, com assinatura de Baiba Osite, da Letónia, havia sido distinguida com o Prémio de Aquisição na abertura da Contextile 2018. Neste caso foi adquirido pelo Município de Guimarães, parceiro institucional da Contextile 2018, mostra de Arte Têxtil Contemporânea que surgiu em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura.

O júri multidisciplinar, que tinha selecionado 58 obras de 51 artistas de 26 países – entre os 630 artistas de 62 países que apresentaram 840 trabalhos a concurso – atribuiu Menção Honrosa a ‘Piedras Textiles’, de Alejandra Ruiz (Colômbia), ‘Inside Out’, de Jenny Ymker (Holanda) e ‘Basal Structure’, de Aud Bækkelund (Noruega).

Partilhar