14 Dezembro 2017
Consumo

T

Portugueses são quem anda com menos dinheiro no bolso

Em toda a zona euro não há ninguém que ande com menos dinheiro no bolso do que nós. De acordo com um relatório do BCE, os portugueses transportam em média 29 euros na carteira, enquanto que a média na Eurolândia é de 65 euros.

Os mais prevenidos são os alemães (103 euros) seguidos pelos luxemburgueses (102 euros) e austríacos (89 euros). Os franceses (32 euros) são os que estão mais próximos de nós.      

A maior acessibilidade do multibanco em Portugal em relação à média europeia é uma das explicações aduzidas para o fenómeno pelo BCE, que refere ser difícil “encontrar uma explicação simples para as diferenças entre o dinheiro que os consumidores da zona euro trazem nas suas carteiras”.

“Em alguns países o valor na carteira aparenta corresponder à proporção do dinheiro no valor de pagamentos, mas noutros não se consegue encontrar essa relação”, conclui o estudo do banco central, que revela ainda que só os irlandeses fazem mais levantamentos por semana no multibanco do que nós.

Cerca de 65% dos portugueses que participaram no estudo do BCE referiram que é bastante fácil encontrar uma caixa multibanco, uma percentagem bem acima da média da zona euro (51%) e da Alemanha (46%).

Portugal tem a maior rede de caixas multibanco (ATM) por milhão de habitantes. “Existem grandes diferenças no número de ATM por habitante – oscilando entre os cerca de mil ATM por milhão de habitantes em Espanha, Luxemburgo, Áustria e Portugal para os cerca de 400 por milhão de habitantes na Lituânia, Holanda e Finlândia”, revela o estudo.

Os consumidores portugueses são também dos que preferem utilizar cartão para pagar compras. Mais de metade (52%) dos inquiridos revelou preferir utilizar esse meio de pagamento em lojas. A média da zona euro é de 43%. O estudo do BCE teve como base inquéritos a mais de 92 mil pessoas na zona euro.

Partilhar