15 Outubro 20
Moda

T

Portugal Fashion: Katty Xiomara revela a sua “Alma”

Peso pesado da moda nacional, a designer Katty Xiomara regressa ao Portugal Fashion esta tarde com a coleção “Alma”. Uma apresentação em que a presença física de manequins se conjuga com a exibição vídeo, que tem lugar na Alfândega do Porto, a partir das 17h.

Marcada pelos cortes românticos de Katty Xiomara, “esta coleção é uma pequena amostra de que as ligações pessoais importam, e as ligações criativas nos enriquecem, queremos encontrar a ALMA e fazê-la ver a luz do dia, mesmo que isso implique chorar ou rir em desalinho”, explica a deigner.

“Vamos apresentar peças que utilizam tons mais suaves do que o habitual. Temos os pretos e os brancos como pontos de equilíbrio e ainda os tons de lilás e cinzas esverdeados como que se estivéssemos ao encontro da nossa aura. É uma coleção bem espiritual”, revela Katty.

Também no que diz respeito ao formato de apresentação Katty Xiomara decidiu inovar através da exibição de uma curta metragem que se segue de uma performance física de manequins. “O vídeo é da autoria da Mónica Santos e explora uma narrativa relacionada com o tema da Alma, através de filmagens de um desfile. Depois termos uma encenação em que as nossas manequins vão apresentar vários coordenados de uma forma bem improvável. Têm várias camadas de roupa e vão despindo até ficarem com o último coordenado”, explica.

Um processo criativo que está, de resto, relacionado com os três capítulos do vídeo, “vestir, roupa, despedir”, enumera Katty Xiomara para quem esta é “uma colecção cheia de significado”, remata.

Para além do desfile de Katty Xiomara, que pode ser acompanhado on-line, o primeiro dia da 47ª edição do Portugal Fashion fica ainda marcado pelas apresentações dos jovens criadores do espaço Bloom e pelos desfiles de David Catalán(15h), Estelita Mendonça (18h) e Ernest W. Baker (19h).

Partilhar