10 janeiro 19
Outono/inverno 2020

T

Portugal Fashion em Milão com desfile de Miguel Vieira

O Portugal Fashion abre a temporada internacional em 2019 com a primeira fashion-stop em Milão. Miguel Vieira é o ‘mestre de cerimónias’: sábado, dia 12 de janeiro, na Via Tortona 54, o criador que comemorou o 30º aniversário em 2018, fará a quinta participação consecutiva na Milano Moda Uomo, integrando o calendário oficial da Semana de Moda masculina, organizado pela Camera Nazionale della Moda Italiana.

Miguel Vieira decidiu celebrar o inverno em África, usando-o como inspiração para a sua coleção outono/inverno 2020. Uma visão global da moda e do estreitar fronteiras entre latitudes e longitudes. No inverno africano a chuva e o frio dão lugar a dias mais quentes e secos, onde o sol parece nunca desaparecer do horizonte.

O homem Miguel Vieira celebra esses dias: “é o homem que tira a camisa e fica só com a (sua) pele. Onde a rigidez dá lugar à descontração e o outro lado da sua personalidade surge em evidência. Para o homem Miguel Vieira, vestir é uma forma de arte, bastando para isso apenas um fato”, explica o designer.

Os tecidos grossos e estruturados dão lugar a materiais mais leves e frescos, como que telas em branco onde se celebra a cultura e a inovação. Elementos geométricos surgem lembrando estampados étnicos, assentes no azul do céu e bege da areia, servindo de base a outras cores que, em conjunto, contam uma história.

Bege bronze, laranja ocre, amarelo caril, azul celeste, castanho tabaco e azul marinho. As cores eleitas por Miguel Vieira, num jogo que impõe uma silhueta justa mas informal, e com jogos de volume. Os materiais são a bombazina e o veludo, estampado e vinilizado, o pelo, as lantejoulas estampadas e os tecidos acolchoados.

Nos acessórios, Miguel Vieira opta pelas botas de montanha e sapatilhas bota-meia; sacos de compras, bolsas e cintos de pele; óculos e colares personalizados.

Depois de Milão, o Portugal Fashion segue para outra paragem internacional: Paris é a segunda fashion-stop do projeto de moda nacional, cabendo a Hugo Costa abrir as portas do 43 Rue de Notre Dame de Nazareth, também no dia 16 de janeiro, para apresentar a sua coleção “Maybe we’ll be together again”.

O Portugal Fashion – um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

Partilhar