25 março 19
Portugal Fashion

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Portugal é um país que está na moda, diz a francesa Julie

“Saímos de Bruxelas agasalhados, deixando para trás a chuva e as nuvens carregadas. Duas horas depois aterrámos no Porto, dando de caras com um céu de tonalidade azul tão singular que não precisava sequer de filtros para o Instagram. Caminhámos desde o hotel até à Alfândega seguindo as margens do Rio Douro e contemplando a vista para Vila Nova de Gaia” – escreveu, no Luso Jornal, Joana Leal Moreira, que integrou a embaixada de 12 jornalistas de oito nacionalidades, convidados pela ATP a assistirem à ultima edição do Portugal Fashion, no âmbito do projeto Fashion From Portugal 4.0.

Para ficarem com água na boca e sentirem-se tentados a ler o que estes jornalistas escreveram quando regressaram aos seus países, pedimos emprestado mais um parágrafo à Joana:

“Pelo caminho conversei com uma jornalista francesa. Julie nasceu em Paris e teve uma ama portuguesa. Disse-me que conhecia bem o sabor do bacalhau português. Durante a sua infância comia várias vezes o prato ouvindo os ritmos nostálgicos do fado, mas agora queria aproveitar esta viagem para conhecer outras especialidades e sabores portugueses. “Antigamente os meus avós franceses por exemplo associavam Portugal ao homem com o tradicional bigode e à mulher de saia comprida até ao joelho. Tudo por causa do estereótipo associado à emigração portuguesa. Mas essa imagem está completamente ultrapassada. Portugal é um país que está na moda”, diz-me. O evento Portugal Fashion procura precisamente provar há vários anos que o país está literalmente na moda, sendo já uma referência no mercado têxtil externo.

E agora deixamo-vos com um parágrafo das impressões de cada um dos jornalistas (bem como de duas fotos que postaram no Insta), sendo que, se ficarem entusiasmados, basta um clique para lerem tudo.

We Love Brussels

Innovation, confidence and vision – these three words can summarize our impressions from the last weekend’s visit to Porto where our team attended the Portugal Fashion, a landmark event that brings the best of Portuguese textile and clothing industry

Euractiv

“Brexit is very simple. If it happens, and that’s something I’m not sure about, everything will be more expensive. Brexit is a challenge for our industry. The UK is our fourth market, we sell to the UK goods for €500 million euro every year, and since the Brexit referendum in 2016, we already lost 12% of the volume”, says Paulo Vaz, ATP’s general director.

Kompasiana

A Semana de Moda de Portugal não é apenas um desfile de moda, mas também um show cultural e uma maneira de apresentar a imagem modernizada de de Portugal aos olhos do mundo. Nesta exposição há vários jovens designers de Portugal que apresentaram os seus trabalhos como Katty Xiomara com uma colecção única e fofa de roupa feminina.

Luso Jornal

De acordo com Paulo Vaz, depois do decréscimo em 2008, “o caminho que restava era diferenciar os produtos e os serviços portugueses” e diferenciá-los superiormente, fazendo-os subir na cadeia de valor. “Nós aproveitámos a inovação tecnológica, utilizando novos materiais e também os tornando mais atrativos esteticamente. O Design obviamente faz parte desta equação”, sublinha.

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