9 agosto 18
Indústria

T

Porto recebe em 2019 o Congresso Mundial da ITMF

O congresso mundial 2019 da ITMF (International Textile Manufacturers Federation) vai ter lugar no Porto, de 20 a 22 de outubro, e será promovido pela ATP, que bateu a concorrência de Barcelona e Paris na corrida pela organização desta iniciativa.

“Será um momento de afirmação de Portugal como um produtor têxtil de grande qualidade”, comenta Paulo Vaz, diretor geral da ATP, a propósito deste congresso que trará ao Porto cerca de 300 empresários e gestores têxteis vindos de todos os cantos do mundo.

“Recebermos no nosso país o maior congresso têxtil mundial, que tem andado arredado da Europa, vai com toda a certeza ajudar os lideres europeus a acreditarem que a relocalização e reinvestimento na indústria não só é possível como desejável”, acrescenta Paulo Vaz.

É a terceira vez que o Congresso Mundial da ITMF se realiza no Porto (as anteriores foram em 1969 e 1992), que nesta década já recebeu as outras duas mais importantes reuniões internacionais do setor: os congressos da Euratex (a confederação europeia da associações têxteis e de vestuário), em 2017, e da International Apparel Federation, em 2012.     

“Continuamos a afirmar-nos como um case study na indústria europeia, onde somos um dos últimos redutos com uma fileira organizada e completa, desde a fiação e tecelagem aos acabamentos, estamparia digital, têxteis técnicos e funcionais e têxteis lar”, conclui o diretor geral da ATP.   

Partilhar