03 Março 21
Aquisição

T

PlatformE compra Springkode e querem aprimorar a oferta

A Springkode, a plataforma de ecommerce que faz a ligação entre o consumidor e as melhores fábricas têxteis portuguesas, acaba de ser comprada pela PlatformE International, uma start-up especializada em customização em massa na indústria da moda e que foi fundada em 2016 por Gonçalo Cruz, Ben Demiri e José Neves, CEO da Farfetch.

A combinação estratégica entre a PlatformE e a Sprinkode vai permitir, de acordo com as empresas, “uma maior sintonia ente as marcas e lojistas e toda a cadeia de fornecimento, algo que atualmente se revela essencial para obter maneiras mais inteligentes de desenvolver, lançar e monitorar coleções de moda”.

A união da propriedade intelectual, capacidades de desenvolvimento e redes das duas empresas permitirá um maior acesso às marcas, vendedores e fabricantes que se concentram no crescimento sustentável – tanto a nível financeiro como ambiental. A integração de tecnologia, processos e equipas já foi iniciada e a PlatformE está já a planear lançamentos neste primeiro trimestre de 2021, principalmente nas categorias de pronto-a-vestir e calçados.

“Tem sido uma jornada incrível, unindo a moda ética entre os consumidores finais e os fabricantes. Os valores e a visão do Springkode estão em perfeito alinhamento com os da PlatformE. Vemos esta mudança como a melhor maneira de alcançar nosso objetivo mais rapidamente, que é reduzir a pegada ambiental da moda, alterar a forma como a indústria da moda funciona e agregar mais valor a todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos. Realizamos muito nos últimos 2 anos, mas para ter um impacto maior, este é claramente o melhor próximo passo possível e sinto-me incrivelmente feliz por se juntar à equipe da PlatformE”, afirma Reinaldo Costa Moreira, Cofundador e Diretor da Springkode (na foto).

De acordo com um comunicado emitido pela PlatformE, esta aquisição permitirá ainda à star-up aprimorar a sua oferta e liderar a tecnologia Industry 5.0, conectando em tempo real pontos de venda (e-commerce, lojas, e-tailer, entre outros) e fabricantes. O resultado será, segundo aplataforma, uma indústria mais centrada no cliente e capaz de atuar no “modelo pull” – um sistema mais sustentável, que reduz a incerteza e aumenta a eficiência e a lucratividade das operações.

“Estamos muito satisfeitos em receber os talentosos engenheiros da Springkode na equipa da PlatformE. Estamos muito confiantes que a nossa combinação de engenheiros de software e industriais, a par de cientistas de dados, nos coloca numa posição soberba para liderar a incrível evolução que veremos nas próximas décadas “, afirma Gonçalo Cruz, Co-fundador e CEO da PlatformE.

Partilhar