26 maio 17
Ecologia

T

Pizarro vai usar as mesmas águas durante um mês a fio

A Pizarro tem em curso um projeto inovador de reutilização de águas no processo produtivo, que além de respeitar o meio ambiente lhe permitirá fazer grandes poupanças de recursos.

“É um projecto do melhor que há no mundo”, garante Vasco Pizarro (na foto com a irmã Margarida), a propósito deste tratamento especificamente desenhado para águas usadas na lavagem de jeans.

O tratamento permite que as mesmas águas sejam reutilizadas durante um mês a fio. Numa primeira fase vai abranger nove das 27 máquinas da Pizarro.

A sustentabilidade é uma das preocupações permanentes desta empresa de acabamentos de Guimarães, que foi pioneira ao desenvolver uma lavagem 100% ecológica, baptizada Icelite, que combinada com outros dois processos (ozono e laser) resulta numa poupança de 70 litros de água por peça.       

Desenvolvido em parceria com um fabricante italiano de máquinas, o Icelite é uma solução de engenharia que permite um processo alternativo ao uso de químicos na obtenção do efeito esbranquiçado na lavagem de jeans.

Em concreto, o Icelite consiste na substituição por um jato de gelo seco, a 70 graus negativos, projectado a alta pressão sobre os jeans, do uso tradicional de uma solução de água com permanganato, que é nociva para o meio ambiente.

“O único inconveniente deste processo ecológico é ser 10% a 15% mais caro que o tradicional, pois o CO2 não é barato. Se o Icellite fosse usado em todas as lavagens, pouparíamos 280 milhões de litros de água por ano”, afirma Vasco, acrescentando que a Pizarro tem em cima da mesa um projecto de investimento que permitiria baixar o preço do processo – e passaria pela instalação de torres de refrigeração nas chaminés da fábrica para reaproveitar o CO2. 

Partilhar