29 março 19
Globalização

T

Pizarro e Tecnoblu lançam Talks Internacional em Portugal

A ideia parece simples, mas talvez não seja: a criação de uma cadeia de valor global para o setor têxtil e do vestuário que, por um lado, promova o desenvolvimento integrado das empresas que a compõem e, por outro, que contribua para o fortalecimento da capacidade comum de concorrência no mundo global.

É este enquadramento estratégico que levou à adição de vontades entre os brasileiros da Tecnoblu e os portugueses da Pizarro, que, juntos, vão levar a efeito a iniciativa Talks Internacional I, uma espécie de ‘think tank’ que sirva como rampa de lançamento da criação dessa cadeia de valor internacional. Tem ,lugar na próxima sexta-feira, dia 5 de Abril, nas instalações da Pizarro, em Brito, Guimarães.

A Tecnoblu foi criada há cerca de 25 anos no Brasil, no segmento têxtil e começou no segmento das etiquetas; com um forte investimento em tecnologia, know-how e recursos humanos, a empresa subiu na cadeia de valor até ter chegado à posição de apresentar uma proposta de valor que a diferenciou da concorrência. Há seis anos, criou uma modalidade de venda, tanto na parte da logística como da criação de produto, que lançou a empresa para um novo patamar. A proposta de valor é assim diferenciada e exclusiva.

Ao mesmo tempo, e face à evolução dos interesses da China no setor, engendrou uma estratégia de desenvolvimento em bloco, que de algum possa ser um todo bem maior que a simples adição das partes. O evento Talks serve para a divulgação destes pressupostos de princípio e também para avaliar da disponibilidade da fileira nacional em ‘embarcar’ nessa aventura conjunta.

O evento já existe há mais de cinco anos no Brasil e, segundo a sua organização, com resultados reconhecidamente positivos. Esta primeira tentativa de atravessar o oceano teve na Pizarro um parceiro em potencial. Nascida em 1983, a Pizarro apostou desde cedo na inovação, que a tornou num dos centros de moda referenciado pelos melhores estilistas e designers em todo o mundo. Lavandaria, tinturaria, estamparia e acabamentos são alguns dos serviços que a empresa oferece.

A ideia foi lançada por Cristiano Buerger, CEO da Tecnoblu, a partir da criação da Santa Catarina Moda e Cultura, uma espécie de escola de design que passou a ser o centro desta iniciativa que agora se internacionaliza.

Assim, no dia 5 de abril, entre as 9h e as 16h, nas instalações da Pizarro, em Brito, Guimarães, terá lugar o Talk Internacional I, com a presença de 45 responsáveis de topo brasileiros da cadeia da moda e nove palestrantes – três deles brasileiros. Sustentabilidade, indústria 4.0, fortalecimento da cadeia têxtil no mundo, o branding e a gestão das marcas, a essência da inovação, são alguns dos temas em análise, num ambiente informal e participativo.

As vagas são limitadas e é necessária inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9fx8W-NenqaTTUs9T3KR20rTD48X-yS0uwFexguR-hTrT3A/viewform

Partilhar